terça-feira, outubro 09, 2012

Linhaça (Linum usitatissimum)

 

A linhaça é a semente do linho, a planta de onde se extrai fibras para a fabricação de tecidos e que também é empregado na confecção de papel, principalmente para papel-moeda e cigarros. A linhaça é rica em ácidos graxos Ômega-3, um importante nutriente que ajuda a diminuir a incidência de doenças cardiovasculares. A linhaça também é uma fonte rica de ácido fólico, vitamina B-6, manganês e fibras além de outros minerais importantes. Outro componente importante da linhaça são as lignanas, fitoquímicos biologicamente ativos com potencial anticancerígeno.

Detalhes da Linhaça
Linhaça vista de perto

Benefícios da Linhaça Para a Saúde

Considerada um alimento funcional, a linhaça possui propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Estudos indicam que a inclusão da linhaça na dieta pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:
  • prevenção de doenças cardiovasculares
  • auxilia no controle da pressão alta
  • redução dos níveis de colesterol
  • beneficia os ossos
  • prevenção de certos tipos de câncer
  • diminuição dos sintomas da menopausa

Comparando a Linhaça

As formas mais comuns de linhaça encontrada no mercado são: sementes inteiras, sementes moídas e óleo de linhaça.
As sementes inteiras podem ser estocadas por mais tempo em comparação com as sementes moídas. Mas o consumo das sementes inteiras pode fazer com que não sejam totalmente digeridas, reduzindo seu efeito benéfico para a saúde. Procure estocar a linhaça inteira em potes hermeticamente fechados e longe da luz e umidade.
As sementes moídas são mais facilmente digeridas pelo nosso corpo, porém, estragam mais rápido. A estocagem se faz da mesma maneira da linhaça inteira, sendo ainda recomendável guardar na geladeira ou freezer.
O óleo de linhaça deve ser sempre guardada em potes ou vidros escuros que bloqueiam a passagem de luz. É importante observar a data de validade, quanto mais recente melhor, já que o óleo de linhaça vai perdendo suas propriedades com o tempo. O óleo de linhaça não deve ser utilizado para cozinhar alimentos, sendo apenas adicionado a alimentos prontos.

Dicas de Uso da Linhaça

  • coloque um pouco de linhaça moída junto com seu cereal matinal.
  • coloque um pouco de linhaça moída nas saladas e legumes cozidos, batidos, sumos, sopas, iogurtes etc...
  • um pouco de linhaça moída dá um toque a mais ao café.

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